Durante Rodada de Negócios da Rondônia Rural Show, deputados defendem desburocratização da Sedam e criação de programas de fomento na Agricultura.

Comitiva acompanhou o evento que antecede o grande evento em Costa Marques

Notícias Política Estadual

Durante Rodada de Negócios da Rondônia Rural Show, deputados defendem desburocratização da Sedam e criação de programas de fomento na Agricultura

Os deputados Eyder Brasil (PSL), Ismael Crispin (PSB), Cirone Deiró (Podemos), Eurípedes Lebrão (MDB) e Laerte Gomes (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, participaram da abertura da Rodada de Negócios no Parque de Exposições Otacino Macedo de Queiroz em Costa Marques nesta quinta-feira. O senador Marcos Rogério (DEM) também integrou o grupo. Os eventos são organizados pela Emater em parceria com a Seagri para fomentar a realização de negócios antecedendo a 8ª Rondônia Rural Show marcada para os dias 22 a 25 de maio em Ji-Paraná. As atividades começaram às 9 horas com entrevista ao radialista José Geovani na FM 99,5 Portal Guaporé. Os parlamentares elogiaram a iniciativa pela realização da Rodada de Negócios e defenderam a desburocratização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a criação de programas de fomento para os pequenos produtores rurais.
Para o deputado Laerte, os órgãos de controle ambiental precisam mudar de visão em relação ao produtor. O cidadão não quer agredir a natureza, mas apenas prover o sustenta de sua família e gerar riqueza para o estado. O parlamentar elogiou a decisão dos bancos em aceitar o protocolo do pedido de outorga na Sedam para liberação das linhas de financiamento. Em Costa Marques, o impasse estava impedindo a contratação de R$ 2 milhões em propostas no Banco do Brasil. As instituições estavam pedindo a licença de outorgas como critério para liberar o recurso, o que pegou muitos produtores desavisados. “Foi uma cobrança da Assembleia Legislativa atendida pela Sedam”, disse Laerte.
Em sua fala, o deputado Crispin disse que o evento de Costa Marques sinaliza a força da agricultura em Rondônia. Para ele, a agricultura hoje é um dos maiores empregadores e geradores de renda do estado, precisando de atenção do Governo.
Eyder anuncia alinhamento
Em seu pronunciamento, o deputado Eyder Brasil, líder do Governo na Assembleia, garantiu que a ordem do governador Marcos Rocha é o alinhamento dos órgãos do setor produtivo para organizar e fomentar o desenvolvimento agrícola. Segundo ele, Emater, Idaron e Seagri estão conversando semanalmente para discutir ideias e realizar ações integradas. O parlamentar afirmou que o governador reconhece a dificuldade das rodovias estaduais, mas que já determinou um plano de reforma e até reconstrução das estradas.
Cirone: Governo presente
O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, deputado Cirone Deiró, defendeu a presença constante do Governo na região do Vale do Guaporé para incentivar os produtores rurais. Ele lembrou que boa parte do PIB do estado é formado pelas riquezas produzidas no campo. Cirone confirmou o seminário para discutir a posse das terras da União em solo rondoniense e o processo definitivo de regularização fundiária.
Pela primeira vez, Costa Marques sediou a Rodada de Negócios que antecede a Rondônia Rural Show. No primeiro dia, 38 expositores fizeram a comercialização de seus produtos. A novidade foi a participação de um grupo de empresários e políticos bolivianos, liderado pelo prefeito Efrain Salvaterra, que esteve expondo seus produtos e defendendo a integração econômica da região do Guaporé entre os dois países. A luta foi iniciada pelo deputado Lebrão e falta a Receita Federal se instalar no local para iniciar as operações. A Rondonave já disponibilizou uma balsa para travessia de produtos entre Rondônia e as cidades bolivianas.

Fotos: Marcos Figueira