Fhemeron sensibiliza sobre importância do cadastro de medula óssea durante Rondônia Rural Show

Notícias Política Política Estadual

Em média, cerca de 150 cadastros de doadores de medula óssea estão sendo efetuados por dia pela equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) durante a edição 2018 da Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre até este sábado (26) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Todas as atividades estão sendo acompanhadas pelo presidente do órgão, João Ricardo, que ressalta ser mais uma grande oportunidade de se difundir a importância das pessoas se tornarem doadoras e ampliar o cadastro rondoniense e, consequentemente, garantir maior esperança para quem precisa de um transplante de medula óssea.
A diretora do Hemocentro Regional de Ji-Paraná, Nilce Silveira Pareja, enfatiza que o cadastramento é o preenchimento de uma ficha com os dados pessoais do candidato a se tornar doador, mais a doação de 5ml de sangue.
Segundo explica o presidente João Ricardo, toda a atividade se faz necessária porque a maior dificuldade encontrada para a realização do transplante é a compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar de 1 paciente para 100 mil doadores cadastrados. “A iniciativa tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer parte do cadastro. Quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura. Durante a Rondônia Rural Show estaremos todos engajados nesse propósito. O evento se estenderá até sábado, mas nossas atividades não param e sempre continuamos desenvolvendo ações que possam aumentar a lista de cadastro, bem como reforçar as campanhas de doação de sangue visando manter o estoque em condições de atender possíveis demandas”, frisou o presidente, lembrando que o cadastro é enviado para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Fonte: Fhemeron-RO.