Aprovado projeto de Acir que obriga SUS a pagar implante por cateter

Federal Notícias Política

A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira no dia (30), projeto do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a pagar o implante de válvula aórtica por meio de catéter para idosos que sofrem de estenose aórtica degenerativa. A relatoria do projeto na Comissão foi da deputada rondoniense Mariana Carvalho.
“Muitos idosos sofrem dessa doença que estreita o canal da válvula aorta, prejudicando o bombeamento do sangue que circula no coração. O implante é uma espécie de pequena mola que corrige esse problema”, explica o senador.
Hoje o SUS faz esse tipo de implante apenas por cirurgia tradicional, em que o peito do doente é aberto para colocar a mola necessária à válvula aórtica. “Esse tipo de cirurgia causa um trauma enorme ao doente, gera alto risco de morte e reduz a qualidade de vida do paciente, o que já não ocorre quando o implante é feito por meio do cateterismo”, argumenta Acir.
“Portanto, este projeto traz uma esperança de vida para os pacientes que não podem enfrentar uma cirurgia de peito aberto por conta de sua idade e que também não possuem as condições financeiras para arcar com os custos deste tratamento. Isto significa que o SUS precisa fazer o pagamento e dar esta condição para esses pacientes”, comemora o senador.

Fonte:Senador Acir