Lula abre a campanha de Dilma no rádio e na TV e pede voto ‘sem medo’

Nacional Notícias

A propaganda eleitoral começou, nesta terça-feira, no rádio e na TV. Líder nas pesquisas, a candidata e presidenta Dilma Rousseff estreou também o seu programa eleitoral com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo confiança do eleitor para que vote “sem medo”. No ar, Lula afirma que Dilma fará um segundo mandato “melhor”, usando sua reeleição, em 2006, para mostrar que ninguém se arrependeu de ter lhe dado mais quatro anos.
O programa de Dilma Rousseff terá o dobro de tempo de TV de Aécio Neves (PSDB) e do PSB, com 11 minutos e 24 segundos. Sob o lema “Mais Mudança, Mais Futuro”, no programa comandado pelo marqueteiro João Santana, Dilma ressaltou que o país passa pela crise econômica mantendo empregos e estabilidade, contradizendo críticas de “pessimistas”.
No programa do PCB, o candidato Mauro Iasi disse que pretende usar o tempo da propaganda para debater os principais temas políticos e sociais que interessam aos trabalhadores.
– Não faremos como os candidatos da direita. Conhecemos nossos principais problemas que estão na forma capitalista da sociedade. Vamos falar da necessidade de construir o poder popular a caminho do socialismo – afirmou.
Já Zé Maria, do PSTU, propôs uma luta para “enfrentar banqueiros e empresários”, mas para isso destacou que é preciso ter independência financeira. Ele criticou os maiores partidos, segundo ele, reféns de bancos e empreiteiras que “financiam suas campanhas milionárias” e defendeu a estatização de bancos e empresas privadas.
– O PSTU não aceita dinheiro de empresas. Para ter emprego, salário decente, saúde, educação, moradia, aposentadoria e reforma agrária é preciso parar de pagar a dívida aos banqueiros e estatizar os bancos e empresas privadas. O Brasil precisa de um governo dos trabalhadores sem patrão – pontuou.
Levy Fidélix, do PRTB disse que o Brasil mostrado pelo atual governo não existe.
– Vivemos uma época de incertezas, com inflação em alta, poucos investimentos e o crescimento não passa de 1%. A pátria amada sangra com mais de 50 mil de seus filhos assassinados por ano. Não temos saúde para a maioria da população a ponto de sermos obrigados a importar médicos até de Cuba – critiou.
Fidelix classificou as áreas de educação, saúde e transporte como um “caos” e disse que “a corrupção está por todo lado”.
Para o candidato do PSDC, José Maria Eyamel, a nação está em perigo, agredida pela incompetência, corrupção e afrontas à Constituição. Se eleito, ele promete cumprir o que está na Constituição e diz que no Brasil de hoje há “violência dia e noite, saúde pública desumana, educação destruída, política externa ideológica e sistema tributário injusto”.
O Pastor Everaldo (PSC), por sua vez, apresenta-se como um defensor da família e da vida do ser humano, desde a concepção. Disse ser contra a legalização das drogas.
– Defendo a família como está na Constituição brasileira. Acredito que um Brasil com famílias fortes será uma nação forte. Vou cortar na carne, reduzir a máquina do Estado ao mínimo necessário e passarei tudo que for possível para a inciativa privada. O foco do meu governo será servir ao cidadão – destacou.
A candidata Luciana Genro, do Psol, foi apresentada pelo músico Marcelo Yuca, como advogada dos direitos humanos, ex-deputada e fundadora do partido. Luciana ressaltou que é possível garantir uma vida digna para os brasileiros e criticou a saúde no Brasil.
– O serviço é ruim e quem não pode pagar corre risco até de morrer na porta de uma hospital – disse.
O candidato do Partido Verde, Eduardo Jorge, usou seu minuto de exibição para render homenagens a Eduardo Campos. O PV se apresentou como um partido que “faz política com alegria, mas sempre com a seriedade que os desafios do país impõem. A mesma seriedade e compromisso que sempre identificamos em Eduardo Campos”. Também durante a propaganda, o PV prestou solidariedade à família do ex-governador de Pernambuco e aos familiares das outras seis vítimas que morreram na queda do Cesna na última quarta-feira, em Santos (SP) e aos integrantes do PSB.
Até o dia 2 de outubro a propaganda eleitoral está dividida em dois blocos diários. Nas rádios, a transmissão ocorre das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, o primeiro bloco se inicia às 13h e vai até as 13h25. À noite, a propaganda é retomada das 20h30 às 20h55. Terça-feira, quinta-feira e sábado estão destinados à propaganda de candidatos à presidência da República e segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira às campanhas estaduais.

Fonte:Correio do Brasil