Idosos configuram o principal grupo de risco em meio a pandemia do novo Coronavírus | Foto: Reprodução

Idosos de asilo em Manaus têm visitas suspensas por conta de pandemia

Banners Cidadania Geral Notícias

Em Manaus, casa de idoso suspende visitas e atividades ao ar livre

Manaus – O número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus vem crescendo diariamente no Brasil. Já são mais de 400 casos confirmados. A população idosa é a mais afetada com a chegada do Covid-19 tendo em vista que eles compõem o grupo mais vulnerável. Em Manaus, a casa do idoso São Vicente de Paulo adota medidas de cautela.
Em escala mundial e nacional, a fatalidade entre a população mais idosa fica mais evidente. Casos como o de Seattle, nos Estados Unidos, no qual cerca de 35 idosos morreram em uma casa de cuidados. A morte de duas pessoas acima de 60 anos no Brasil reforça a preocupação de autoridades. Por isso, diversos critérios de controle estão sendo desenvolvidos.
A casa de idoso São Vicente de Paula, localizada na Zona Oeste de Manaus, abriga 26 idosos e já começou a estabelecer medidas de proteção, como suspensão de visitas, voluntários e atividades. Segundo o presidente da casa, João Romão, o contato direto com os idosos foi interrompido assim que a situação se mostrou perigosa.

A casa de idoso São Vicente já adota medidas de proteçao | Foto: Reprodução

Contato direto
As visitas de entes queridos no local foram suspensas, mas a equipe profissional atua como canal de informações entre residentes e familiares. Além dos parentes, seis voluntários que atuavam no espaço foram afastados.
O local conta com o serviço de 34 funcionários, a dinâmica entre eles também foi modificada. Agora eles operam com escalas pré-definidas e se preparam com todos os mecanismos de prevenção: como máscaras e o uso de álcool em gel antes de entrar em contato com os residentes.
Suspensão de atividades
As atividades rotineiras que envolvem interação social entre os idosos e práticas de lazer no salão foram interrompidas. A casa possuía um programa de fisioterapia que era realizado em parceria com uma universidade particular, mas em função do perigo, também foi suspenso. Atualmente, o único entretenimento disponível para eles é assistir televisão.
Os residentes
De acordo com João Romão, os idosos estão sendo muito compreensivos em relação à doença, cooperam com as medidas de proteção Muitos deles utilizam máscaras e lavam as mãos com frequência.


Eles estão conscientes de que se trata de uma situação passageira”
João Romão, Presidente da casa de idoso São Vicente de Paulo
Porquê os idosos são os mais afetados
Segundo especialistas, a principal razão dos idosos serem mais afetados com o Covid-19 diz respeito ao sistema orgânico do corpo. Com a idade, o organismo diminui o ritmo e, consequentemente, o sistema imunológico não consegue responder às ações agressivas causadas pelo novo vírus.

Fonte:Emtempo
MARHIA EDHUARDA BESSA