Governo planeja entregar a unidade para uma Organização Social administrar
Já com cerca de 90% das obras concluídas, o Hospital Regional de Guajará-Mirim está perto de ser entregue e o modelo de gestão da unidade hospitalar foi discutido na manhã desta terça-feira (5), em reunião no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Dr. Neidson (PMN), se reuniram com o governador Confúcio Moura (PMDB). O secretário de Saúde, Williames Pimentel; o adjunto, Luiz Maiorquim; o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha (DEM), o chefe da Casa Civil, Emerson Castro e o secretário de Administração do município, Vitor Hugo, também participaram do encontro.
“Com o fim das obras, é preciso se ajustar as responsabilidades do Governo, das prefeituras de Guajará e de Nova Mamoré, para que a unidade funcione a contento, atendendo a todos com qualidade e a eficiência que a população precisa”, disse Maurão.
O governador declarou que a intenção do Estado é repassar a gestão do hospital para uma Organização Social (OS), num modelo que já funciona em Estados como São Paulo, Goiás e Pernambuco, com sucesso.
“Essa é a nossa intenção, mas temos que construir um diálogo com o Tribunal de Contas do Estado para abrir essa possibilidade. Além disso, me coloco à disposição do prefeito e dos demais envolvidos, para intermediar que técnicos do governo de Goiás, possam repassar as informações necessárias do modelo goiano de gestão via OS”, destacou Confúcio.
“O custo anual da unidade deverá ficar superior a R$ 30 milhões. Nossa intenção é que o Hospital atenda toda a região, incluindo ribeirinhos, comunidade indígena e até os irmãos bolivianos da fronteira”, explicou Pimentel.
Fonte: Eranildo Costa Luna