Papa dará voz às mulheres em nomeação de bispos

Acontecimentos Cidadania Geral Notícias

Ele quer nomear mulheres para comitê do Vaticano

O papa Francisco disse que quer dar às mulheres mais cargos de alto nível na Santa Sé e revelou que, pela primeira vez, nomeará mulheres para um comitê do Vaticano, antes exclusivamente masculino, que o ajuda a selecionar os bispos do mundo.

O papel das mulheres na hierarquia do Vaticano foi um dos muitos tópicos da Igreja e internacionais que o pontífice, de 85 anos,abordou em entrevista exclusiva à Reuters, em sua residência no Vaticano ,em 2 de julho.

Uma nova Constituição para a administração central da Santa Sé, que entrou em vigor no mês passado, permite que qualquer católico batizado, incluindo homens e mulheres leigos, lidere a maioria dos departamentos do Vaticano.

“Estou aberto a dar [às mulheres] uma oportunidade”, afirmou, na entrevista de 90 minutos, ao falar sobre a nova Constituição para a administração central, conhecida como Cúria.

Ele lembrou que, no ano passado, pela primeira vez, nomeou uma mulher para o cargo número dois no governo da Cidade do Vaticano, tornando a Irmã Raffaella Petrini a mulher de mais alto escalão no menor Estado do mundo.

“Duas mulheres serão nomeadas pela primeira vez no comitê para eleger bispos na Congregação para os Bispos”, disse.

A medida, que não foi anunciada oficialmente, é altamente significativa porque as mulheres pela primeira vez terão voz na nomeação dos bispos do mundo, que são todos homens.

“Dessa forma, as coisas estão se abrindo um pouco”, acrescentou.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Por Philip Pullella – Repórter da Reuters – Cidade do Vaticano