“Doação de órgãos está no calendário oficial de Cacoal” afirma Dr. Paulo

Notícias Política Política Estadual Política Municipal

Cacoal passa a contar com a instituição do “Setembro Verde”, mês de conscientização e orientação sobre doação de órgãos e tecidos. A lei 5040/22, de autoria do vereador Dr. Paulo Henrique, cria a carteira de identificação e estabelece benefícios para o doador de órgãos e tecidos no município de Cacoal.
No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data é lembrada com a finalidade de despertar na população a consciência da importância da doação de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 24 mil pessoas continuam na fila de transplante, considerando o transplante de córnea este numero ultrapassa os 33 milDoadores vivos
É importante deixar claro que a doação nem sempre depende da morte de uma pessoa. Há casos em que é possível realizar um procedimento de doação de órgãos chamado intervivos. Nessas situações podem ser transplantados um dos rins, parte do fígado, do pulmão ou da medula óssea, ou seja, órgãos e tecidos que não prejudicam as aptidões vitais do doador. Já os doadores que sofreram morte cerebral, em geral, podem doar coração, córneas, fígado, intestino, ossos, pâncreas, pele, pulmões, rins, tendões.

“Se você deseja ser um doador de órgãos, avise sua família, faça sua carteira de identificação na Secretaria de Ação Social e Trabalho de Cacoal. Uma simples atitude pode salvar vidas” enfatizou Dr. Paulo Henrique.

Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB)
Contato: (69) 99956-8858 / 98442-0198