UNINASSAU/UNIFACIMED promove coleta de medicamentos vencidos

Educação e Cultura Notícias

Estudantes do Centro Universitário também levam orientação sobre a ingestão correta dos remédios

Sabe aquele medicamento que você utiliza para melhorar um desconforto ou tratar uma doença? Se jogado fora de forma incorreta, ele pode trazer grandes malefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Promover o descarte consciente de medicamentos é uma medida essencial para preservar o meio ambiente e para o bem-estar das pessoas. A UNINASSAU/UNIFACIMED incentiva a prática, por isso, acadêmicos do curso de Farmácia da Instituição estão à frente de uma ação de coleta consciente de medicamentos.
No Centro Universitário, localizado na Avenida Cuiabá, 3087, bairro Jardim Clodoaldo, os estudantes estão recebendo medicamentos vencidos ou que estão em desuso. No local, eles também fazem a orientação sobre o descarte correto, tiram dúvidas e explicam para as pessoas sobre a ingestão correta de remédios.
“Os medicamentos não podem ser descartados em lixos comuns, pias, vasos sanitários, entre outros. Eles contêm ativos que podem acumular nos solos e águas, principalmente em rios, oceanos e lençóis freáticos. Isso pode afetar diretamente o meio ambiente e ainda contaminar os seres humanos”, explicou a professora do curso de Farmácia da UNINASSAU/UNIFACIMED, Josiane Lampire.
De acordo com dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, e grande parte da população ainda faz o descarte incorreto dos remédios. Essa ação da Instituição traz à população a conscientização de descarte correto desses itens e promovendo o entendimento sobre a agressão que a prática errada causa ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.

Fonte:
Aline Boone-Assessoria de Imprensa-UNINASSAU/UNIFACIMED