Reunião detalha pontos de maior interesse do edital para gestão do novo CBA

Geral Notícias Tecnologia

Durante reunião técnica ocorrida nesta quinta-feira (19), na sede do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), foram detalhados mais pontos acerca do edital de chamamento público para gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia e tiradas dúvidas dos interessados em participar da seleção. O evento, que foi transmitido ao vivo por meio do canal da Suframa no YouTube, foi realizado pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec/ME) e pela Suframa.

As apresentações feitas durante a reunião, proferidas por técnicos da Sepec/ME, tiveram a finalidade de comunicar de forma mais interativa e exemplificativa a proposta do edital Sepec 01/2022, mantendo toda a transparência das ações que envolvem o chamamento público, em especial diante da relevância do novo CBA para a região e o País.

Neste sentido, foram comentados mais detalhes sobre o modelo de negócios do Centro e de que maneira foi construído o edital, com o apoio de diversas instituições e a partir do expertise verificado em vários órgãos públicos e privados. Conforme a equipe técnica da Sepec/ME, dentre outras ações realizadas com vistas ao desenvolvimento do edital, foi levantado um diagnóstico sobre o CBA e a região, bem como as premissas a serem seguidas para se pensar o novo Centro e outros tópicos de interesse para o avanço do processo. Além disso, foram apresentadas propostas de atuação para o Centro de Bionegócios e exemplos de trabalhos que podem ser realizados.

A nova subsecretária de Supervisão e Controle da Sepec/ME, Maria Fernanda Bittencourt, representou a alta gestão da pasta durante o evento e explicou que a reunião era o momento de apresentar eventuais questionamentos acerca do que está apresentado no edital. Após sua participação na agenda, ela visitou os laboratórios do Centro para ampliar seu conhecimento sobre o trabalho promovido pelo CBA em prol da bioeconomia.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, reforçou a importância do que está sendo feito a partir deste chamamento público. “Vocês, que são da região, conhecem a história do CBA, conhecem o anseio de todos para que pudéssemos dar esse passo que está sendo dado. Este edital é muito importante e peço a todos que tenham interesse em assumir a gestão do Centro busquem aprofundar bastante o conhecimento, tirem dúvidas e venham ao Centro conhecer suas instalações para que possamos, ao fim do processo, passar o CBA a uma organização que cumpra a finalidade do que se pretendeu ao Centro desde suas origens”, pontuou.

Direção certa para o Centro
O gestor do CBA, Fábio Calderaro, frisou que “mais importante do que dar um CNPJ pro Centro, algo tão aguardado pela sociedade, era definir um modelo de negócios mais alinhado com os objetivos e propósitos que pretendemos legar ao Centro”. Foi com este viés, continuou Calderaro, “que se desenhou o modelo de negócios que direcionou o arranjo jurídico da Organização Social como sendo aquele que daria ao CBA os mecanismos de mercado que o tornasse mais ágil e flexível para acompanhar o campo da inovação tecnológica”.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, deixou a classe industrial à disposição para dar o suporte necessário para que este processo transcorra da melhor forma, principalmente pela necessidade de se transformar o Centro em uma instituição ainda mais engajada para contribuir com a diversificação da matriz econômica atual da região, hoje baseada no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Aquilo que depender do setor industrial, da federação das indústrias e de nossas entidades de classe, terão sempre o nosso apoio”, finalizou.

Conteúdo na íntegra
Para os interessados em acompanhar tudo do que foi tratado ao longo da reunião técnica, a transmissão na íntegra e o registro das informações repassadas por meio do chat vão ficar disponível no canal oficial da Suframa no YouTube (youtube.com/suframanews). Mais dados sobre o processo podem ser verificadas no site do CBA, dentro do portal institucional da Suframa, que pode ser acessado pelo link (https://bit.ly/3NmuPuX).

Fonte: Noticia Suframa
Texto/fotos: Márcio Gallo