Energisa alerta para risco de acidente provocado pela autorreligação de energia

Cidadania Geral Notícias

Negociação de débitos permite regularização do fornecimento com segurança Concessionária realiza campanha para conscientização da população

Equipes são orientadas a cortar todas as ligações irregulares identificadas

Levantamento realizado pela Energisa aponta que a religação clandestina de energia é hoje uma das principais fraudes identificadas em Rondônia. Preocupada com os aspectos de segurança e em linha com a obrigação regulatória de combater a perda de energia, a empresa orienta as equipes a regularizar o cliente sempre que identificar a prática. Além disso, realiza a cobrança pelo período em que o cliente ficou ligado de forma irregular, o que acaba aumentando o tamanho da dívida.
Bernardo Moreira, gerente de serviços comerciais da Energisa, conta que a empresa está realizando uma campanha de conscientização para estimular os clientes a se regularizarem e evitar acidentes com o acesso indevido aos medidores. Ele lembra que a negociação de débitos pode ser solicitada pelos canais de atendimento digitais da concessionária.
“A Energisa está sensível ao momento econômico das famílias e oferece condições para negociação dos débitos. Dessa forma, o morador passa a ser um cliente regular e a ligação de energia é feita de forma correta, por profissionais capacitados da distribuidora, para fornecer energia limpa, de qualidade e segura”, declarou.
O gerente da Energisa comenta que a autorreligação é realizada pelo próprio morador após o corte por inadimplência e alerta que a prática é uma forma perigosa e irregular de continuar utilizando energia. Segundo anuário estatístico de acidentes de origem elétrica da Abracopel, durante 2021 em Rondônia, nove incêndios foram causados por sobrecarga.
“Essa prática é feita por pessoas sem conhecimento técnico, utilizando materiais inferiores, que colocam em risco a vida dos moradores. Quando não há nenhum sistema de proteção, como os instalados pela concessionária, é grande o risco de acontecer choque elétrico e até incêndio”, frisou. O apontamento revela que a maior quantidade de casos está em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Guajará-Mirim.
O contato para negociação de débitos está disponível 24 horas por dia na Agência Digital pelo site www.energisa.com.br, WhatsApp Gisa e aplicativo Energisa On.

Fonte: Tamires barcellos Ribeiro Garcia