UNIFACIMED participa de caminhada no Dia do Autismo.

UNIFACIMED participa de caminhada no Dia do Autismo

Educação e Cultura Notícias

A passeata reuniu estudantes, pais e crianças autistas, com o objetivo de levar informação à população

O UNIFACIMED, por meio dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Instituição e os membros das ligas acadêmicas de Enfermagem em Oncologia e Hematologia (LAEOH) e Cardiologia (LAEC), participou de uma passeata em celebração ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A atividade aconteceu no último sábado (02), em Cacoal.
A passeata reuniu estudantes, pais e crianças autistas, com o objetivo de levar informação à população em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O intuito é reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o transtorno. De acordo com profissionais, o TEA se manifesta já nos primeiros anos de vida e não tem cura. No entanto, a intervenção precoce por meio de terapias é essencial para o desenvolvimento do indivíduo.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFACIMED, Teresinha Cícera Teodoro, os acadêmicos são sensibilizados durante a graduação a participarem de ações que envolvem crianças autistas. Isso estimula e aproxima os futuros enfermeiros, na dedicação aos cuidados para melhorar o cotidiano e a convivência em todos os ambientes pelos quais circula os pacientes com TEA.

“A enfermagem pode contribuir para a qualidade de vida dos pacientes. O profissional também realiza atendimentos aos familiares, trabalhando com a aceitação do diagnóstico, que traz uma mudança no estilo de vida da família. Por isso, é tão importante que nossos acadêmicos já estejam em contato com esses pacientes desde a graduação”, destacou a professora Teresinha.

A passeata fez parte da programação da Semana do Autismo, que foi organizada pelas “Mães Atípicas Cacoal: Nós por Nós” e contou com a parceria do UNIFACIMED.

Aline Boone- Assessoria de Imprensa/UNIFACIMED