15 de agosto de 2022
Início » Notícias » Geral » Acontecimentos » Quatro meios de transporte, galos de loiça e varenyky de cereja. Os detalhes (e a ementa) da visita-surpresa de Boris Johnson a Kiev

Quatro meios de transporte, galos de loiça e varenyky de cereja. Os detalhes (e a ementa) da visita-surpresa de Boris Johnson a Kiev

Primeiro-ministro britânico reuniu-se este sábado com Volodymyr Zelensky em Kiev. Para chegar à capital ucraniana, onde passou cinco horas (e jantou), teve de utilizar quatro meios de transporte.

Foi de surpresa que Boris Johnson se apresentou este sábado em Kiev, para uma visita de cinco horas que incluiu um jantar com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Agora que o primeiro-ministro está de regresso a Downing Street, começam a ser conhecidos os detalhes da viagem: para chegar à capital ucraniana, Johnson e a respetiva comitiva viajaram por estrada, helicóptero, avião militar e comboio.

Assim que chegou à capital ucraniana, esteve reunido com Volodymyr Zelensky durante uma hora, finda a qual saíram para dar um passeio, devidamente escoltados, pelo centro da cidade, com passagem pela Praça Maidan e algumas paragens para cumprimentar as escassas pessoas com quem se cruzaram.

Foi durante esse trajeto que uma mulher de Kharkhiv lhes ofereceu dois galos em cerâmica. Explicaram entretanto os media internacionais, desde que um objeto idêntico resistiu a um bombardeamento em Borodianka, permanecendo intacto no topo de um armário de cozinha, quanto quase toda a casa à volta se desmoronou, o galo de loiça, no caso assinado pelo escultor Prokip Bidasiuk, transformou-se num dos mais recentes símbolos da resistência ucraniana.

O de Boris Johnson, revelou o número 10 de Downing Street, não só viajou para Londres como foi entretanto levado para Chequers, a casa de campo oficial do primeiro-ministro.

Após o passeio, foi também revelado, Boris Johnson e Volodymyr Zelensky voltaram a reunir-se, dessa vez à mesa, com as respetivas equipas. Eis a ementa: salada de queijo de cabra, canja de galinha, rosbife e varenyky (os tradicionais dumplings ucranianos) de cereja.

Observador/Portugal

Veja também

Brasileiro: Fortaleza bate o Ceará por 1 a 0 no Castelão

Moisés garante a vitória de 1 a 0 do Leão no Clássico Rei O Fortaleza …