ENCONTRO ESTADUAL DO UNIÃO BRASIL SUPERLOTA TALISMÃ E MOSTRA FORÇA DE ROCHA NA BATALHA PELA REELEIÇÃO

Destaques Notícias Política Política Estadual

Contudo, é bom frisar, para Rocha e seu grupo político, que certamente serão os alvos dos canhões da oposição: os primeiros passos em direção a um segundo mandato no Palácio Rio Madeira/CPA, não poderiam ter sido melhores

Poucas vezes se viu, num acontecimento político tão distante da eleição, um público tão grande como o que se registrou neste sábado, na Casa de Shows Talismã, em Porto Velho. Liderado pelo governador Marcos Rocha, o União Brasil, surgido da união do DEM com o PSL, o evento partidário superlotou as dependências imensas do local, com grande público se aglomerando. Juntos, no mesmo palanque, um pacote de partidos aliados, que está fortalecendo a candidatura de Rocha a um segundo mandato. Ali estavam várias lideranças, representadas por algumas dezenas de deputados estaduais; presidentes de várias siglas partidárias, prefeitos, de vereadores, de candidatos nesta próxima eleição e um público que pode ter batido nas seis mil pessoas. Os discursos foram todos otimistas e efusivos, tanto no que se relaciona com a reeleição de Rocha quanto a do presidente Jair Bolsonaro. Ao lado da primeira dama e secretária Luana Rocha, o Governador, visivelmente emocionado, destacou a força do União Brasil, já colocado como uma das maiores siglas políticas de Rondônia; enumerou realizações, em todas as regiões do Estado; destacou o combate à corrupção e os cuidados com o dinheiro público, Não esqueceu, como é comum em suas falas, do que ele chama de “pessoas do mal!”. Era notória também a alegria do Chefe da Casa Civil do governo, Júnior Gonçalves, o grande articulador político, ao ver tantas lideranças ao lado do Governador, muitas delas cooptadas por ele, através de intensa conversação e muito jogo de cintura.

No palanque oficial, um registro especial. Foi o primeiro evento de cunho eminentemente político, com a presença do prefeito Hildon Chaves e da primeira dama, Ieda (ela candidata a uma vaga à Assembleia Legislativa) depois do acordo fechado entre ele e o Governador. O tom de otimismo que resumiu o encontro; a quase multidão presente; a união de várias lideranças de todo o Estado, reunidas no entorno da sua postulação a mais um mandato, deram a Marcos Rocha a certeza de que ele tem, sim, chances reais e positivas de chegar lá. Contudo, o Governador sabe que terá que enfrentar adversários poderosos, como o senador Marcos Rogério, o deputado federal Léo Moraes, o professor Vinicius Miguel e, provavelmente, o ex-governador Daniel Pereira, além dos que ainda surgirão, até as convenções de agosto. Não houve, em nenhum momento do evento, o tom pedante do já ganhou, até porque isso seria um risco muito grande. Mas houve sim um pontapé inicial de uma campanha que, na verdade, não começa, ao menos na lei eleitoral, antes de 16 de agosto, quando estarão liberadas as propagandas, comícios e distribuição dos famosos “santinhos”. Até lá, um longo caminho ainda será percorrido. Contudo, é bom frisar, para Rocha e seu grupo político, que certamente serão os alvos dos canhões da oposição: os primeiros passos em direção a um segundo mandato no Palácio Rio Madeira/CPA, não poderiam ter sido melhores.

Sérgio Pires