26 de maio de 2022
Início » Destaques » Suframa e governo de Roraima buscam apoio da Sepec para implantação de ZDS

Suframa e governo de Roraima buscam apoio da Sepec para implantação de ZDS

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e o governador de Roraima, Antonio Denarium, assinaram na noite dessa quarta-feira (1o), durante a abertura da 2ª edição do Investe Roraima, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, em Boa Vista (RR), ofício conjunto solicitando apoio da Secretaria especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec) para implantação da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Roraima.
Em seu discurso, o superintendente Algacir Polsin destacou o propósito de espraiar as riquezas geradas pelo modelo Zona Franca de Manaus para todos os Estados que estão na área de atuação da instituição e ressaltou o papel da Autarquia na articulação institucional e na criação de sinergias entre os atores locais das esferas públicas municipais, estaduais, federais, academia e setor privado em prol da criação de projetos impulsionadores do desenvolvimento regional. “Nossa intenção com a criação de Zonas de Desenvolvimento Sustentável está baseada na compreensão que cada parte da Amazônia tem suas características e especificidades. As soluções, portanto, precisam ser individualizadas considerando suas vocações e peculiaridades. O objetivo é que as ações efetivadas resultem tanto na melhoria da qualidade de vida dos habitantes quanto na preservação ambiental”, explicou.

O secretário especial da Sepec, Carlos da Costa, elogiou o trabalho da Suframa como agência de fomento do desenvolvimento na região e observou que a ZDS Roraima converge com as intenções norteadoras do Decreto nº 10.846, de 25 de outubro de 2021, que instituiu o Programa Nacional de Crescimento Verde. “No governo, acreditamos que a melhor política social é o emprego e o melhor programa ambiental também é o emprego. Acreditamos que a ZDS vai gerar emprego e renda”, frisou.
O governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou a importância da parceria com a Suframa e também resultados como o fato de o Estado ter saltado da nota D para a nota A (máxima) na avaliação de classificação de risco elaborada pela Secretaria do Tesouro Nacional, que analisa a capacidade de pagamento e situação fiscal de Estados, municípios e do Distrito Federal.
ZDS RR
A implantação de uma ZDS tem por finalidade proporcionar o estímulo ao desenvolvimento produtivo e à dinamização econômica do Estado de Roraima, inclusive, para comércio internacional, através de ações estruturantes do ponto de vista de acordos e regulamentações, bem como ações de estudos de mercados e promoção comercial nas áreas de fronteiras com a Guiana e Venezuela e, desta forma, dar acesso aos mercados globais para os produtos regionais, incrementando também a inserção internacional dos produtos do Polo Industrial de Manaus.

Texto: Enock Nascimento/Suframa
Fotos: Andrés Pascal/Suframa

Veja também

Atendendo a requerimento do senador Acir Gurgacz CRA realiza audiência pública na Rondônia Rural Show

O evento faz parte do ciclo de debates sobre a importância das feiras tecnológicas para …