Observatório do Desenvolvimento Regional chega a 9ª edição trazendo transparência dos indicadores econômicos de Rondônia

Destaques Notícias Política Política Estadual

DESENVOLVIMENTO

Observatório do Desenvolvimento Regional publicado este mês, com dados de janeiro a outubro deste ano, aponta um cenário extremamente positivo para economia do Estado que terminou o período com saldo de empregos, tendo a menor taxa de desocupação da região Norte (Rondônia registra salto positivo em admissões e se destaca no panorama econômico), e também com o bom desempenho da exportação rondoniense (Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais), que somou US$ 1,51 bilhão neste mesmo período.

Todo esse panorama econômico positivo é demonstrado por meio do trabalho técnico feito pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Em uma gestão marcada pela transparência, a ferramenta soma-se aos esforços do Governo de Rondônia para de forma mais clara e acessível prestar informações sobre indicadores do desenvolvimento do Estado à população.

Conforme a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, o Observatório é uma importante ferramenta para dar base a criação de políticas públicas, seja por demonstrar os eixos onde há necessidade de uma atenção maior, ou mesmo pelos bons indicativos de desenvolvimento para atrair fomento econômico para o Estado.

Observatório busca de forma mais clara e acessível prestar informações sobre indicativos do desenvolvimento do Estado à população

Segundo o gerente do Observatório do Desenvolvimento Regional, Pablo Mendonça, a ferramenta consegue passar as informações sobre a economia do Estado de uma forma mais compreensível para a população, e isso é importante para que a mesma se aproprie do conhecimento do panorama econômico do Estado. ‘‘Simplificamos o economês’’, resume.

Beatriz Basílio Mendes, explica ainda que para compor o Observatório a cada mês é feita uma análise técnica e consolidação de informações para que o Estado tenha conhecimento do desenvolvimento por meio da demonstração dos indicadores. Para a coordenadora de políticas públicas da Sepog, Valéria Moreno, os dados ajudam o Governo a transformar as informações em ações e serviços.

‘‘É um apoio para criação de políticas públicas, pois traz a consolidação de dados, e a partir dele podemos fazer toda uma análise junto aos demais órgãos para fazer a criação dessas políticas, ou seja, apontam para onde o Estado precisa caminhar”, destaca a Valéria Moreno

Observatório traz informações que apontam bom desempenho econômico de Rondônia

A secretária da Sepog pontuou ainda que o Observatório traz informações que apontam que o Governo de Rondônia está fazendo uma gestão responsável. ‘‘Esse crescimento é reflexo da gestão fiscal e na entrega de resultados que promovem o bem estar social por meio de boas políticas públicas’’, considera a secretária.

‘‘Ao compilar as informações foi gratificante ver como Rondônia é pujante, e tem se saindo bem no cenário econômico’’, reforça o gerente do Observatório, Pablo Mendonça.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry e Vanessa Moura
Secom – Governo de Rondônia