Campanha de incentivo à doação de órgãos é realizada na Escola do Legislativo

Destaques Educação e Cultura Notícias

Além de doação de medula óssea, alunos da escola dos deputados receberam orientações sobre a importância do ato generoso

Hoje (1), foi realizada coleta de doadores de medula óssea na Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (ALE), entre alunos que participam dos diversos cursos, instrutores, diretores e demais servidores. Além da coleta, foram distribuídos panfletos informativos sobre a importância da doação de sangue e realizado cadastramento para doação.
É fundamental que a população seja bem informada sobre a importância da doação de órgãos, que salva vidas. No período de 14 a 21 deste mês de dezembro teremos a Semana Nacional de Doação de Órgãos, por isso a mobilização para sensibilizar a população.
A doação de órgãos, principalmente de medula óssea, é uma ação simples, que não necessita de intervenção cirúrgica nem de anestesia. Os riscos são praticamente inexistentes, pois somente 10% da medula óssea é retirada e, dentro de uma semana a medida doada é recomposta.
O presidente do Instituto Nacional de Apoio a vida-Invida, Lindberg Oliveira durante aproximadamente uma hora falou aos alunos, que participam dos cursos durante a semana, servidores, diretores e instrutores da escola. Também foi apresentado vídeo argumentando sobre a importância de se doar órgãos, principalmente medula óssea, que em certos casos o processo de compatibilidade pode chegar a um a cada 100 mil pessoas de cada região.
A frase da campanha da semana de doação, alertando que “doar órgãos é o mesmo que multiplicar vidas”, segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, espelha a sua relevância e deve ser aderida pela população, “pois nada é mais gratificante que garantir a vida a uma pessoa”.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo- ALE/RO