Assembleia Legislativa lamenta a morte de um dos pioneiros do Estado de Rondônia

Destaques Geral Política Estadual

Faleceu nesta terça-feira, 21, aos 83 anos o ex-piloto, servidor público e líder político Dezival Ribeiro dos Reis.

A Assembleia Legislativa de Rondônia, através de seu presidente Alex Redano (Republicanos), o vice-presidente Jean Oliveira (MDB), além dos demais parlamentares, lamentaram nesta terça-feira, 21, o falecimento de Dezival Ribeiro dos Reis, 83 anos, em Porto Velho. Um dos pioneiros do estado de Rondônia, que muito colaborou com o desenvolvimento político e social do estado, o ex-piloto comercial e experiente articulador político de Rondônia, Dezival Ribeiro dos Reis é pai de Fábio Ribeiro, que atualmente é o diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Ex-dirigente da extinta Cagero no Governo Osvaldo Piana, Dezival viveu a transição dos tempos de chumbo para democracia, sempre a frente de partidos políticos e discussões sobre candidaturas eletivas. Ele era natural de Goiás e chegou ao Estado pilotando avião comercial para a extinta Companhia Estanífera do Brasil (Cesbra) e foi um dos líderes partidários do Arena, PPB e PP em Rondônia
“Perdemos uma importante personalidade da nossa política, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado. Um homem de coragem, de caráter e acima de tudo, um grande amigo. Homem que construiu uma história brilhante ajudando a construir o Estado de Rondônia.”, disse o deputado Jean Oliveira.
Para o Deputado Alex Redano, “é mais uma personalidade da nossa história política e social que perdemos, mas que deixa um legado de muito trabalho, dedicação, companheirismo e amor pelo estado de Rondônia. Desejamos à família que Deus possa confortar o coração de cada um, mas nos confortamos ao saber que a sua história valeu a pena, pois além de uma bela família, Dezival Ribeiro nos deixa como sabedoria, que a dedicação e o trabalho sempre são os melhores caminhos para o sucesso pessoal, profissional e social”, disse.
Dezival Ribeiro chegou em Rondônia como piloto comercial e assim ajudou a desbravar essas terras. Depois militou como liderança na política partidária. Num momento difícil, da transição democrática, foi um político hábil, criterioso, leal aos seus propósitos, fiel aos compromissos firmados e coerente, sendo exemplarmente, democrático.
“Tive a honra e a satisfação de apresentar a propositura à Assembleia Legislativa para a concessão do Título de Cidadão Honorífico de Rondônia ao Sr. Dezival Ribeiro pelos relevantes serviços prestados ao Estado, que lhe foi entregue no dia 19 de setembro de 2019”, lembrou Jean Oliveira.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna/ALE-RO
Foto: Arquivo familiar