GRADUAÇÃO

Destaques Notícias Policial

Governo de Rondônia promove novos cabos do 8º Batalhão da Polícia Militar durante formatura realizada em Jaru

O Governo de Rondônia realizou na sede do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Jaru, no final da tarde de sexta-feira (15), a formatura militar que marcou a promoção de 25 novos cabos que compõem o efetivo da Unidade. Em todo o Estado, foram promovidos 388 soldados da PM à graduação de cabo, conforme definido pela Lei nº 5.076, de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a hierarquia da tropa e concretiza a valorização com profissionais da Segurança Pública Estadual.

O aprimoramento do efetivo da Polícia Militar tem sido uma das ações do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).  A ascensão na carreira militar é resultado do tempo do serviço, do bom comportamento dos soldados que atuam com dedicação na missão de servir e proteger a sociedade.

Governador destacou o comprometimento de cada policial militar no dever de proteger a sociedade

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez questão de acompanhar todas as formaturas militares nos Batalhões da Polícia Militar. Para isso, o chefe do Executivo Estadual cumpriu uma extensa agenda durante toda a semana para acompanhar de perto todas as solenidades iniciando por Vilhena e, em seguida, percorrendo os batalhões de Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e finalizando a agenda em Jaru.

Ao fazer uso da palavra, o governador destacou o comprometimento de cada policial militar e parabenizou os novos cabos da Corporação. Marcos Rocha ressaltou a importância da presença de familiares dos novos cabos e enalteceu a união e respeito para que a Polícia Militar possa garantir a segurança dos rondonienses.

O governador fez um breve comentário das ações do Poder Executivo para a área de Segurança Pública, citando como exemplo a aquisição de novas viaturas compostas por um conjunto de tecnologias embarcadas, aquisição de equipamentos, armamentos, materiais balísticos para melhor proteger os policiais.

“Todas as medidas do Governo do Estado estão sendo realizadas para o desenvolvimento de Rondônia. Hoje estamos participando da formatura dos novos cabos do 8º BPM e esta graduação é um reconhecimento da valorização dos nossos policiais que dedicam a vida para garantir a segurança de cada cidadão do nosso Estado”, destacou Marcos Rocha, lembrando também do reajuste já programado para o início de 2022.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiro Pachá, deixou claro o comprometimento do Governo de Rondônia com todas as áreas, citando no momento a Segurança Pública, em especial a Polícia Militar, considerada uma das melhores do país.

Em Jaru, 8º BPM passa a contar com 25 novos cabos promovidos pelo Governo do Estado

“A promoção por tempo de serviço é resultado do reconhecimento do Executivo Estadual por cada policial militar. Toda a Corporação está de parabéns pelos serviços que vem desenvolvendo, a exemplo do que percebemos durante a pandemia. Em nenhum momento tivemos reclamações de populares contra policiais nas operações realizadas no período mais crítico da pandemia, em cumprimento às medidas adotadas em decreto. Isso demonstra que todos fizeram e continuam fazendo um trabalho com eficiência”, disse Pachá.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luiz de Freitas Almeida, enalteceu o comprometimento de todos os policiais e lembrou que o governador Marcos Rocha fez questão de acompanhar cada uma das formaturas realizadas durante a semana nos Batalhões de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Jaru. “Isso demonstra respeito e reconhecimento com a Polícia Militar. Hoje estamos participando de promoções de novos cabos e mais estão por vir. O Executivo Estadual garantiu um reajuste histórico para todos os PMs que já vigora no início de 2022”, enfatizou.

Conforme definido na Lei nº 5.076, as promoções de soldado da PM e do Corpo de Bombeiros (CBM) à graduação de cabo PM/CBM serão realizadas exclusivamente pelo critério de antiguidade, respeitando-se os cabos existentes nos Quadros de Praças das Corporações Militares de Rondônia, condicionadas à satisfação dos seguintes requisitos pelo respectivo militar, cumulativamente: ter cumprido, no mínimo, cinco anos de efetivo serviço na respectiva Corporação, não sendo computado para este fim qualquer tempo de serviço averbado; estar classificado, no mínimo, no comportamento bom; e não estar cumprindo pena privativa de liberdade.

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia