Chiquinho da Emater pede votação urgente do projeto que atualiza a lei do zoneamento

Notícias Política Política Estadual Política Municipal

Parlamentar também fala de conflitos agrários e das famílias ameaçadas de violência

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) cobrou, ao discursar em sessão ordinária desta terça-feira (3), a votação, ainda neste mês, do projeto que atualiza a lei de zoneamento socioeconômico-ecológico de Rondônia, enviado pelo governo recentemente ao poder. O parlamentar destacou que muitas áreas antigamente não-produtivas são hoje produtivas e afirmou que é preciso corrigir isso o quanto antes.
Ele informou que no final de semana se reuniu com moradores das linhas C-1 até a C-10, na BR-319, sentido Porto Velho a Humaitá. Essas famílias residem no local antes de a área ser considerada reserva ambiental e foram legalmente assentadas pelo Incra. “É outra questão que precisa ser resolvida o mais breve possível,” disse.
O orador também lamentou o drama que está sendo vivenciado pelos habitantes da gleba Rio Preto. “Foram milhares de assentados na década de 1980. A maioria deixou a região devido a grande incidência de malária. Cerca 400 famílias resistiram, mas hoje são ameaçadas por invasores,” denunciou.
Chiquinho da Emater pede ao Incra para fazer uma revisão dos lotes e que as forças de segurança do Estado atuem para dar proteção aos agricultores. Conforme o deputado, são famílias pobres que necessitam da terra para a sobrevivência e temem a violência.
Texto: Antônio Pessoa-ALE/RO
Foto: Diego Queiroz-ALE/RO