(Fotos: Tácio Melo / Secom)

Operações aéreas em Manaus ganham reforço de carabinas e miras holográficas

Notícias Policial


Além do armamento utilizado em operações e busca em áreas de mata, as miras holográficas, utilizadas por forças especiais pelo mundo, fornece mais segurança ao agente que for efetuar disparo de contenção no ar.
De operações complexas envolvendo centenas de agentes de segurança ao acompanhamento de abordagens policiais de rotina, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) intensificou o emprego de equipes policiais pelos céus da capital amazonense. Dotadas com miras holográficas de fabricação israelense, as aeronaves do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) ganharam praticidade e maior poder de fogo no combate pelos ares.

Em 2019, o DIOA recebeu quatro carabinas e duas miras holográficas de fabricação Israelense. Além do armamento de grosso calibre utilizado em operações e busca em áreas de mata, as miras holográficas, utilizadas pelas forças especiais pelo mundo, fornece mais segurança e praticidade ao agente que for efetuar disparo de contenção no ar.
De acordo com o Tenente-Coronel Hellinton Silva, comandante do DIOA, as armas recebidas são dotadas de equipamentos especiais, que são utilizados pelos operadores aerotáticos nas missões policiais, sejam elas operações, perseguição a veículos, criminosos ou situação de busca em área de mata.

“A mira holográfica tem a peculiaridade de auxiliar o operador na execução do disparo, visto que o tiro de arma de fogo embarcado não é um tiro de precisão, e sim de contenção com o objetivo principal de neutralizar a ameaça do infrator, do criminoso no ato do delito, proporcionando apoio de fogo, segurança às tropas policiais no terreno e, sobretudo, ajudando a neutralizar a ação do criminoso, para que as tropas policiais em terra possam agir com segurança”, explicou.

O comandante disse, ainda, que o disparo só é efetuado em uma situação extrema, onde precise ser feita a segurança da aeronave, da tripulação e também para apoiar as tropas policiais em terra. Um dos principais benefícios das miras holográficas é na rapidez da ação. Elas facilitam a visão do policial sobre a área patrulhada, permitindo a execução de tiros de contenção com maior precisão.

“Ela praticamente auxilia o operador, o atirador para esse disparo. A mira holográfica aumenta em 100% a segurança do disparo, facilitando e favorecendo o trabalho do operador. A mira torna possível efetuar tiro de contenção no escuro, durante operações noturnas”, disse o tenente-coronel Hellinton Silva.

Fonte: Acrítica