Sessão Solene da ALE para entrega medalha do mérito e título honorífico a autoridades e personalidades-

Sessão Solene da ALE para entrega medalha do mérito e título honorífico a autoridades e personalidades

Cidadania Geral Notícias

Os deputados Maurão de Carvalho e Só na Bença são autores das homenagens

A Assembleia Legislativa realizou na manhã da sexta-feira (14) Sessão Solene para a entrega de Medalhas do Mérito Legislativo e Títulos Honoríficos de Honra ao Mérito, a autoridades e personalidades de Rondônia. A propositura das homenagens é do presidente Maurão de Carvalho (MDB) e do deputado Só na Bença (MDB). Policiais militares também foram homenageados com o Mérito Legislativo.
A solenidade contou com as presenças do governador Daniel Pereira (PSB), os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV), Hermínio Coelho (PCdoB), Ribamar Araújo (PR) e Aélcio da TV (PP). O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron), Aldino Brasil, o secretário geral da Assembleia, Arildo Lopes, entre outras autoridades, prestigiaram o evento.
Entre os homenageados com o Título Honorífico de Honra ao Mérito, o desembargador Walter Waltenberg, presidente do Tribunal de Justiça (TJ); o conselheiro Edilson de Souza Silva, presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO); Airton Pedro Marin, procurador-geral do Ministério Público (MP); o defensor público-geral, Marcus Edson de Lima; o procurador-geral do Estado, Juraci Jorge. O empresário Paulo César Andrade recebeu o título de cidadão honorífico de Rondônia, proposto por Só na Bença. O jornalista e advogado Arimar Souza de Sá também foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo.
“No final do exercício e do mandato nosso, estamos realizando uma sessão solene desta envergadura, homenageando pessoas que tanto contribuíram para Rondônia. É o nosso reconhecimento a quem trabalha e ajuda ao Estado seguir crescendo e se desenvolvendo”, disse Maurão.
O presidente da Casa acrescentou que sua gestão foi marcada por uma harmonia com todos os segmentos. “Sempre atuei buscando o trabalho harmônico, respeitando a autonomia e a independência de cada Poder, de cada instituição. Ao longo desses quase quatro anos como presidente da Assembleia, busquei atuar com equilíbrio, sempre dialogando com todos e trabalhando em sintonia com a sociedade”.
Só na Bença agradeceu a todos pelos relevantes serviços prestados ao Estado. “É um reconhecimento pelas ações realizadas em prol do nosso povo, cada um na sua área, na sua função. Estamos felizes em poder fazer essa homenagem, ao final do nosso mandato aqui na Casa, onde sempre tivemos a parceria e a cooperação de todos os Poderes e instituições”, ressaltou.
Daniel Pereira ressaltou que Rondônia é um dos três únicos Estados que vai encerrar o mandato com as contas em dia. “Não está sendo fácil, mas estamos numa posição favorável em relação aos demais. Amanhã (15), pagaremos aos servidores estaduais os salários de dezembro. Isso tudo é fruto de um trabalho de parceria de todos, permitindo um clima favorável para Rondônia se desenvolver”, destacou.
O governador manifestou ainda o seu reconhecimento a todos os homenageados. “Construímos juntos muitas agendas extremamente positivas. Meu carinho a todos os que estão sendo contemplados com as honrarias, justas e merecidas”, completou.
Goebel reconheceu o trabalho dos homenageados e aproveitou para enaltecer o trabalho de Maurão de Carvalho como presidente da Casa, ao tempo em que encerra seu trabalho, após cinco mandatos consecutivos.
“Quero registrar neste momento o meu reconhecimento ao trabalho do Maurão como presidente da Casa e como parlamentar, ao longo de cinco mandatos. Com certeza, Maurão encerra o mandato de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido, por tudo o que fez ao longo de sua vida pública”, destacou Luizinho Goebel.
Waltenberg agradeceu pela honraria recebida e destacou a boa relação com a Assembleia e os demais Poderes. “As instituições estão consolidadas e a democracia se fortalece a cada dia, com cada um cumprindo o seu papel. Destaco ainda o trabalho do presidente Maurão de Carvalho, como um interlocutor importante na construção desse momento positivo”.
Homenageado com o título de cidadão de Rondônia, Paulo Andrade se emocionou ao dedicar aos pais, a honraria recebida. “Abrimos oportunidades para as pessoas. Formamos mil alunos todos os anos e damos a ele o passaporte para a dignidade. Agradeço pelo reconhecimento ao nosso trabalho, meu muito obrigado a todos”.
O conselheiro Edilson enalteceu o equilíbrio fiscal do Estado, embora o país atravesse uma crise, demonstrando que as instituições estão funcionando plenamente. “Recebo esta homenagem em nome de todos os pares e servidores do Tribunal de Contas. É motivo de alegria estar aqui nesta Casa, onde atuei durante anos e vi nascer e se consolidar as demais instituições. Temos muito a fazer e vamos seguir trabalhando para servir à sociedade”.
Juracy Jorge também agradeceu pela honraria, ressaltando que a recebe pelo trabalho à frente da Procuradoria, durante cinco anos. “Não é um reconhecimento apenas ao meu trabalho, mas de toda a Procuradoria e me sinto feliz em receber essa homenagem”.
Airton Marin disse que a importância do Título Honorífico de Honra ao Mérito a ele conferido, é um reconhecimento ao trabalho de todo o Ministério Público. “Sempre queremos contribuir com o desenvolvimento de Rondônia, agindo de forma correta e justa, em defesa da democracia e da sociedade. Registro que não fazemos nada sozinho e tenho atuado desta forma na condução das ações no Ministério Público”.
Arildo Lopes enalteceu o trabalho dos homenageados, destacando a atuação do Tribunal de Contas em parceria com a Assembleia, junto com os demais Poderes. “Estamos encerrando o exercício com a melhor gestão entre os Legislativos do país, isso graças ao trabalho em equipe, sob a liderança do presidente Maurão e em parceria com os demais Poderes e instituições”, completou.

Fotos: Gilmar de Jesus