Foto: PORNCHAI KITTIWONGSAKUL / POOL / AFP – 10/12/2006

Morre ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush

Geral Nacional Notícias

Morreu nessa sexta-feira, aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos George Herbert Walker Bush. Pai do também ex-presidente George W. Bush, ele foi o 41º líder do governo do país entre 1989 e 1993.
A informação foi confirmada pelo Twitter por Jim McGrath, porta-voz de Bush. O anúncio foi feito por meio de uma nota dos filhos divulgada na rede social. “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu (George W. Bush) anunciamos com tristeza que, após 94 anos, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush foi um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia querer. Toda a família Bush está profundamente grata pela vida e amor do 41º, pela compaixão daqueles que se importaram e oraram por nosso pai, e pelas condolências de nossos amigos e cidadãos”, diz o texto.
A morte de Bush pai ocorre meses após o falecimento, em abril, de sua esposa Barbara Bush, uma primeira-dama muito querida nos Estados Unidos – e sua “mulher mais amada do mundo” – com quem esteve casado por 73 anos.
O 41º presidente dos Estados Unidos foi um herói de guerra condecorado e diretor da CIA, mas sofreu a ignomínia de ser presidente por um único mandato porque perdeu a reeleição em 1992 para Bill Clinton. Embora oito anos depois sua dinastia política tenha voltado à Casa Branca.
Ele será lembrado como um pragmático da política externa que navegou nas águas turbulentas da queda da União Soviética em 1989 e que formou uma coalizão sem precedentes para derrotar o falecido ditador iraquiano Saddam Hussein dois anos depois.
Defendia a estabilidade e o consenso internacional, em claro contraste com seu colega republicano que hoje ocupa a Casa Branca, Donald Trump. Após ser informado sobre a morte, Trump destacou a “liderança inabalável” de Bush, de quem ele disse que deu sua vida a serviço da nação.
O ex-presidente Barack Obama também prestou condolências. “A América perdeu um servo patriota e humilde em George Herbert Walker Bush. Enquanto nossos corações estão pesados hoje, também estão cheios de gratidão. Nossos pensamentos estão com toda a família Bush esta noite – e todos os que foram inspirados pelo exemplo de George e Barbara”.
Bush pai presidiu os Estados Unidos durante um período de agitação econômica e enfureceu seus colegas republicanos durante uma batalha pelo orçamento com os rivais democratas ao romper com uma promessa famosa: “Leiam meus lábios: sem mais impostos”.
Guerra, petróleo, política
George Herbert Walker Bush nasceu em 12 de junho de 1924 em Milton, Massachusetts (nordeste), em uma rica dinastia política da Nova Inglaterra, como filho de Prescott Bush, um banqueiro e senador por Connecticut.
Bush frequentou a prestigiada Academia Phillips em Andover, mas adiou seu ingresso em Yale quando decidiu se alistar na Marinha ao completar 18 anos, e partir para a Segunda Guerra Mundial.
Realizou 58 missões de combate aéreo durante a guerra. Seu avião foi abatido sobre o Pacífico pelo fogo antiaéreo japonês e resgatado por um submarino quatro horas depois, enquanto aviões inimigos voavam em círculos.
Bush casou-se com Barbara Pierce imediatamente após a guerra, em 1945, e o casal teve seis filhos, um dos quais, Robin, morreu quando criança.
Em vez de se juntar a seu pai no banco depois de se formar em Yale, Bush foi para o extremo oeste do Texas para apostar no então difícil e arriscado negócio de petróleo.
Surpreendeu a muitos com seu sucesso e, em 1958, posicionou-se em Houston como presidente de uma empresa de pesquisa marítima.

Fonte:Atribuna/AC.