Aprovado projeto de Lei que institui Dia dos Surdos de Rondônia.

Aprovado projeto de Lei que institui Dia dos Surdos de Rondônia

Notícias Política

Propositura é de autoria do deputado Léo Moraes e garante dignidade e cidadania

O projeto de Lei nº 1077/2018 de autoria do deputado Léo Moraes (Podemos), que institui o “Dia dos Surdos no Estado de Rondônia” foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, sua propositura tem como finalidade reconhecer a necessidade de criar políticas e mecanismos de proteção aos direitos da comunidade surda Brasileira.
“A instituição de um dia alusivo à causa é uma forma de conscientizar a sociedade acerca da comunidade surda e o quanto se faz necessária práticas de inclusão na sociedade exercício da dignidade e cidadania, e ainda relembrar as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, entre outras”, explica Léo.
Conforme texto do projeto, a data será comemorada, anualmente, no dia 26 de setembro e fará parte do calendário oficial de eventos do Estado de Rondônia. A escolha do mês de setembro para esse movimento não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas, entre elas 10/09: Dia Mundial das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais; 26/09: Dia Nacional do Surdo.
Segunda língua oficial do Brasil
Desde 2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, assim como o português. Mesmo assim, só uma pequena população sabe se comunicar em Libras – realidade que faz com que a vida das pessoas surdas (cerca de 9,7 milhões de brasileiras e brasileiros, segundo o Censo 2010 do IBGE) seja bem mais difícil do que a das ouvintes.
O aplicativo da Hand Talk é excelente para quem quer aprender Libras. Possui milhares de sinais, além do tradutor de voz e texto para Libras, o app conta também com uma sessão de vídeos do Hugo, o simpático intérprete virtual da Hand Talk. Neles, o Hugo ensina diversos termos, como profissões, cores, sinais de saudação e muito mais! Vale a pena conferir e até usar o Hugo como ajudante. Você pode baixar o App nesse link!

Fonte:Assessoria
Foto: Lusângela França