Tite faz a última convocação do ano Foto: Pedro Martins / Agência O Globo.

Tite convoca para amistosos de novembro e dá chance a Allan, ex-Vasco

Esporte Notícias

Cruzeiro é o único clube do futebol brasileiro a servir jogadores para jogos contra Uruguai e Camarões

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira a lista para os dois últimos amistosos da seleção brasileira em 2018, contra Uruguai e Camarões. A relação com 23 atletas, sendo 15 que foram para a Copa do Mundo, tem novidades, como a inclusão do meio-campista Allan, do Napoli, ex-Vasco, e a volta de Paulinho, do Guangzhou, não era chamado desde o Mundial. O chefe da delegação será Gustavo Vieira, da Federação do Espírito Santo.
O Brasil vai enfrentar o Uruguai, no próximo dia 16, às 17h (de Brasília), no Emirates Stadium, do Arsenal, em Londres. Já o duelo contra Camarões, será no dia 20, no MK Stadium, em Milton Keynes, às 17h30 (de Brasília). Estes serão os últimos compromissos da seleção no ano. Assim, Tite não enfrentará nenhuma seleção europeia pós-Copa do Mundo, mas minimizou este fato.
– A gente não pode desprezar o grau de dificuldade que tem de enfrentar Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Arábia Saudita. Queremos sim, uma seleção europeia, mas não dá para menosprezar Cavani e Suarez (Uruguai), que foram eliminados na Copa por uma circunstância. – rebateu Tite.

Segundo o coordenador Edu Gaspar esta convocação encerra o ciclo de observações para a Copa Améroca, no ano que vem:
– Encerra o que tínhamos planejado, como foi citado na primeira convocação pós-Copa. Estamos satisfeitíssimos. Estamos dando sequência interessante para os próximos jogos para em março afunilar mais as decisões, com o foco na Copa América — disse o coordenador, que comentou a escolha de Camarões como oponente. — É um adversário de uma característica interessante, já que ainda não enfrentamos uma seleção africana.

Dedé foi chamado: comissão de Tite e Cruzeiro chegaram a um acordo Foto: Doug Patricio / Agência O Globo.

Ele disse ainda que poderá tentar, em março, confirmar um amistoso com seleções europeias. Nas últimas quatro edições do Mundial, o Brasil foi eliminado por europeus:
— Só poderei responder sobre adversários europeus depois do sorteio da Liga das Nações. Nossa estratégia é no pós-sorteio já estar em contato com as equipes sem datas, para que possamos pegar a seleção mais difícil possível. Pode vagar data de seleções de nosso interesse. Vale destacar que ser do nosso interesse não significa ser do interesse do adversário — completou Edu.
O goleiro com idade sub-20 convocado desta vez é Brazão, do Cruzeiro. O time mineiro é o único do futebol brasileiro a ceder jogadores para a lista. Além do goleiro, o zagueiro Dedé foi chamado.
— Conversamos bastante sobre a convocação de atletas que poderiam estar no Brasileiro. Foi decidido em conjunto não convocar jogadores de times brasileiros, com exceção do Dedé — contou Edu.
Essa é importante chance do treinador fazer observações de olho na Copa América do ano que vem, já que ele pretende, na lista de março, chamar aqueles jogadores com quem deseja contar no torneio que será disputado no Brasil, como confirmado por Edu.
Será a sexta vez que Brasil enfrenta os camaroneses: até agora, está 4 a 1 para a seleção sul-americana, que, inclusive, venceu por este placar o duelo mais recente: na fase de grupos da Copa de 2014, em Brasília. A única derrota do Brasil para os rivais africanos aconteceu na Copa das Confederaçoes, em Paris, em 2003: 1 a 0.
Confira a lista:

GOLEIROS

Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Brazão (Cruzeiro)

DEFENSORES
Marquinhos (PSG)
Danilo (Manchester City)
Pablo (Bordeaux)
Fabinho (Liverpool)
Felipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Miranda (Inter de Milão)
Dedé (Cruzeiro)

MEIO-CAMPO
Alan (Napoli)
Casemiro (Real Madrid)
Arthur (Barcelona)
Paulinho (Guangzhou)
Coutinho (Barcelona)
Walace (Hannover)

ATACANTE

Douglas Costa (Juventus)
Neymar (PSG)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Richarlison (Everton)
Willian (Chelsea)

Fonte: Igor Siqueira/O GLOBO