Dia de Campo Safrinha da Embrapa será dia 16 de junho em Vilhena

Notícias Política Municipal

A Embrapa realizará o Dia de Campo Safrinha 2016 no dia 16 de junho, a partir das 8 horas, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, localizado na BR-364, Km 6. O evento é gratuito e a inscrição será realizada no local. Além de aspectos comerciais e técnicos envolvendo a produção de grãos em safrinha, o público também poderá conhecer cultivares de milho, sorgo e girassol para a região. Adicionalmente, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Sistema Plantio Direto também serão abordados nas estações.
Os produtores e técnicos poderão se preparar para o plantio da safrinha, ou segunda safra, do próximo ano agrícola. Vale ressaltar que a safrinha está ganhando cada vez mais importância na produção brasileira. Ela é chamada assim por ser semeada nos primeiros meses do ano, logo após a colheita da safra principal, ou “de verão”, que foi semeada no início da estação chuvosa (setembro a dezembro).
Rondônia é hoje o segundo maior produtor de milho da região Norte, sendo os municípios de Vilhena, Corumbiara, Chupinguaia e Cerejeiras os maiores produtores. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, em Vilhena, por exemplo, mais de 85% da produção de milho é de segunda safra, o que demonstra a importância para a região. De acordo com o 8º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, maio/2016) a previsão para a colheita do milho de segunda safra no país é de uma quebra de 3,1% com relação à safra do ano passado, devendo atingir 52,9 milhões de toneladas.
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistema Plantio Direto
O Dia de Campo também irá abordar o sistema de produção em integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o Sistema de Plantio Direto, forma de manejo do solo preconizada pela ILPF e comprovadamente sustentável para conservação do solo e água. Sabe-se que anualmente cerca de 6 milhões de hectares sofrem algum tipo de processo erosivo, impactando negativamente na fertilidade dos solos agrícolas e, consequentemente, na produtividade das lavouras. Só o estado de Rondônia apresenta mais de 4 milhões de hectares aptos à incorporação do Sistema Plantio Direto.
Ressalta-se também a importância da utilização da ILPF para incorporação de áreas de pastagens degradadas em produção de grãos e como possibilidade de recuperação de pastagens, diminuindo a pressão sobre as florestas e aumentando a produtividade da agropecuária.
Realização e parceiros
O Dia de Campo Safrinha 2016 é uma realização da Embrapa Rondônia e conta com o apoio da Rede de Fomento ILPF, Prefeitura Municipal de Vilhena, Central Agrícola, FMC, Bayer, Forquímica, Agroeste, Santa Helena Sementes, Sementes Biomatrix, Limagrain, Morgan Sementes, Agroceres, Coodetec, Disavel, Cargill, Rical, Amaggi, Sicoob Credisul, Conab, Bardal, Alvorada, Agro Produtiva, Boa Safra, Tratoron, Apediá, Nissey, Mamoré, Soesp e Colúmbia Tratores.
safrinha
Renata Silva (MTb 12361/MG)
Embrapa Rondônia