Nota de Repúdio OAB/RO.

Geral Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado de Rondônia, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, vem manifestar publicamente seu mais profundo repúdio ao episódio ocorrido na última segunda-feira (23), na Zona Oeste do Rio de Janeiro, envolvendo uma adolescente de 16 anos e 33 homens.
Os agressores, após  estuprá-la, utilizaram as redes sociais para divulgar fotos e vídeos da adolescente nua, desacordada e ferida, ironizando o próprio crime.
O lamentável ocorrido reforça o sexismo e machismo exacerbado existente na sociedade, que enxerga a mulher como mero objeto sexual.
A busca incessante pela efetivação  dos direitos humanos das mulheres tem como principal objetivo o enfrentamento a todos os atos e manifestações que legitimam, naturalizam ou justificam a violência de gênero.
Assediar ou agredir uma mulher que se recusa a manter contato ou se relacionar sexualmente é um desrespeito incalculável e transmite a toda a sociedade um desvalor à figura da mulher.
Ressalta-se que o enfrentamento a todo o tipo de violência contra a mulher é pauta fundamental da Ordem dos Advogados da Seccional de Rondônia, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, a qual busca a construção de relações sociais mais justas e igualitárias.
Desse modo, reforçamos nosso total repúdio ao ocorrido na Zona Oeste do Rio de Janeiro e reafirmamos o compromisso com o respeito aos direitos humanos das mulheres e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos e pelo fim das relações opressoras existentes na sociedade.
Assim, conclamamos a participação de toda a sociedade, independente do gênero, ao engajamento nesta luta.
#pelofimdoestupro #pelofimdaviolenciacontraamulher
#mulheresaluta #pelorespeitoamulher #pelorespeitoavontadedamulher #pelaigualdadedegenero

Fonte: Ana Fabre