SUFRAMA participa da inauguração da nova planta da Positivo no PIM Texto/Foto: Layana Rios

Nacional Notícias Tecnologia

A Positivo Informática inaugurou, nesta quinta-feira, 21, sua nova planta no Polo Industrial de Manaus (PIM), transferindo a unidade localizada no bairro Armando Mendes para o Distrito Industrial, zona Sul da cidade. A unidade passa a concentrar toda a produção nacional de computadores (desktops e notebooks) e tablets das marcas Positivo e Vaio, que antes também eram fabricados na unidade da empresa em Curitiba (PR).
A solenidade de inauguração da nova planta contou com a presença da superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, do governador do Amazonas, José Melo, do presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, e do diretor da Positivo Manaus, Edson Toffoli, além de representantes das classes industrial e política.
O presidente da Positivo, Hélio Rotenberg, lembrou que a empresa veio para Manaus em 2008 e passou sete anos “testando se a planta dava certo”. “Concluímos que dá certo sim, por isso inauguramos essa nova planta e tivemos coragem de, depois de 26 anos, deslocar a nossa produção de computadores inteiramente para Manaus. E isso dá certo pelos profissionais qualificados e pelo ambiente de negócios que encontramos, que serão fundamentais para o sucesso dessa operação e para consolidar ainda mais Manaus como uma das melhores cidades para fazer negócio da América Latina”, explicou.

rebecaparticipadainauguracao1Rebecca Garcia destacou a importância da iniciativa da Positivo para o PIM e para a região. “Temos a clara convicção de que esse é o momento de mostrar que podemos dar a volta por cima e a Positivo nos presenteia demonstrando que o Polo Industrial de Manaus é, sim, competitivo, é o lugar certo para se investir. Como o presidente Hélio Rotenberg falou, foi preciso coragem para depois de 26 anos transferir a sua planta do Paraná para o Amazonas, mas isso é matemático, porque ninguém faz investimento para ter prejuízo, então na conta da Positivo, vale a pena sim investir no Amazonas”, afirmou.
A empresa já produziu mais de 20 milhões de computadores e possui unidades no Brasil, Argentina e África. “Nos últimos cinco anos fizemos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e grande parte dos novos investimentos serão feitos aqui em Manaus e na região”, complementou Rotenberg.
A nova planta conta com área construída de 12,9 mil metros quadrados e área total de 23,5 mil metros quadrados. Além da ampliação, as instalações são novas, com tecnologias modernas e estrutura de segurança superior, em conformidade aos padrões internacionais.
A operação da nova unidade já foi iniciada nesse mês e a capacidade produtiva nominal passará de 80 mil para 270 mil computadores e tablets por mês. A Positivo conta, atualmente, com 300 empregos diretos no PIM. Na planta de Curitiba, a empresa ainda mantém a produção de smartphones.
Fonte: Suframa