Audiência Pública discute implantação de empresa de incineração de lixo

Cidadania Notícias

Com apresentações culturais, vídeos e gritos de guerra, os catadores de materiais recicláveis realizaram audiência pública na manhã desta quinta-feira 06 de agosto, no plenário da Câmara Municipal, para discutir a implantação da empresa de incineração e carbonização no distrito do Riozinho cerca de 10 km do município de Cacoal.
O Presidente da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Cacoal – COOPCATAR, Marcos Rodrigues de Oliveira, disse que o objetivo é definir a legalidade e a participação dos catadores no processo de implantação da empresa. “Nós estamos cansados de ver empresas se instalando em Cacoal levando o lucro para fora do município e os catadores sendo excluídos desse processo. O que nós queremos é a garantia da valorização e da dignidade dos catadores”,disse. Para o secretário de meio ambiente, José Aparecido Limeira a empresa trará danos ao município. “Viemos debater a instalação dessa empresa, que a nosso ver será prejudicial para  Cacoal tanto na área ambiental quanto na área econômica, já que muitas pessoas dependem de resíduos recicláveis para manter o seu trabalho”, afirmou. José Aparecido anunciou ainda que melhorias para os catadores vêm sendo pleiteadas e devem ser entregues nos próximos meses.

enceneracaodelixo
Emerson Bessa, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal – COMDEMA, acredita que a responsabilidade para aprovação ou não da instalação da empresa, não é  apenas do poder público mas de toda a população. “Esse é o momento para sermos cidadãos,  responsáveis ambientalmente ,com ações práticas que possam levar a preservação do meio ambiente de forma sustentável”, declarou. “Queremos ouvir os questionamentos e estamos acompanhando todos os procedimentos para que tudo seja feito na legalidade”, disse a representante do Ministério Público Dra. Valéria Giumelli Canestrini. A audiência contou ainda com a participação de autoridades da esfera municipal e estadual e catadores dos municípios de Porto Velho, Vilhena, Alto Paraíso e Candeias do Jamari.

Assessoria de Comunicação – ASCOM
Prefeitura de Cacoal