Parlamentar se diz preocupado com as consequências da usina de Tabajara em Machadinho

Notícias Política Política Estadual

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), ao comentar sobre o projeto de construção da usina hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, disse estar muito preocupado com as consequências ambientais e sociais que essa construção trará para a região.
O parlamentar explicou que até agora não viu os benefícios concretos trazidos pelos grandes projetos de energia, a exemplo das usinas de Jirau e Santo Antônio, e que nem mesmo a energia gerada serve para a população do Estado de Rondônia.
Lazinho disse que os royalties destinados ao governo do estado tem que ser demonstrados como estão sendo gastos. Os royalties de Jirau em 2014 chegaram a 14 milhões e da Santo Antônio mais de 20 milhões e não existe uma planilha de aplicação para esse montante.
O maior impacto, segundo Lazinho, deu-se no meio ambiente e os produtores rurais até hoje não conseguiram assimilar os prejuízos e nem restabelecer suas atividades normais. Devido a isso, Lazinho disse que irá sugerir aos demais parlamentares que criem mecanismos, ou mesmo lei que determine ao governo demonstrar onde e como estão sendo aplicados os recursos recebidos dos royalties.
Frisou ainda que tem que haver uma determinação governamental para aplicação direta desses valores aos produtores rurais para que o estado volte ao potencial agrícola que tinha antes na região onde foram construídas as usinas.