Mariana Carvalho representa Câmara dos Deputados em evento na ONU

Federal Notícias Política

Em atendimento ao convite do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CEPA), que faz parte da divisão Econômica e Social das Organizações das Nações Unidas (ONU), a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) participa como observadora, da 14ª Sessão do Comitê que está debatendo governança no setor público na cidade de Nova York (USA).
Apenas quarenta pessoas foram convidadas a participar deste evento e a parlamentar foi uma das escolhidas. O convite aconteceu em razão do seu perfil político e atuação na Câmara dos Deputados.
Neste comitê, são apresentadas e discutidas soluções sobre gestão pública no mundo com o objetivo de melhorar o bem – estar social seja com medidas econômicas, de infraestrutura, políticas sociais e de melhor atendimento ao cidadão, além de soluções e propostas para o meio ambiente.
De acordo com Mariana Carvalho, em um dos debates as parcerias público-privadas com abordagens de cooperação, o reforço das instituições para prevenção e combate à corrupção, resguardadas as devidas considerações para o contexto de cada país, chamou atenção em função da preocupação da ONU para o desenvolvimento dos países, não só latinos americanos, como também de outros continentes.
Após a sessão e debates, os documentos elaborados vão, em forma de propostas, para Assembleia Geral da ONU e, se aprovadas, viram Resoluções para serem implementadas em todo o mudo.
Mariana Carvalho ao participar do evento reafirmou a importância da população indígena no mundo, lembrando a influência desses povos na cultura do Brasil e principalmente no em Rondônia.
“Aqui, os povos indígenas encontram amparo, espaço para discussão e principalmente a oportunidade de expor sua cultura e seus conhecimentos”, destacou a tucana.
Ela declarou que participar dessas discussões é uma experiência enriquecedora e que o debate destes temas é  de grande relevância para vida da para a humanidade.
“Com um grande orgulho, estou tendo a oportunidade de interagir com os demais participantes, mostrando as riquezas do nosso país e do estado Rondônia”, disse a congressista, ressaltando que os debates podem resultar em conquistas de repercussão mundial.
Em seu discurso de abertura o secretário-geral das Nações, Ban Ki-moon afirmou que os líderes mundiais têm uma oportunidade histórica para realizar transformações  e melhorar a governança com abordagens inovadoras e implementar o Millennium Objetivos de Desenvolvimento e metas.
Esse fato para ONU significa consolidar várias metas estabelecidas nas conferências mundiais em tono de uma parceria global apropriada a um mundo interconectado.Na avaliação dele, é importante fomentar o apoio global para o debate de questões que afetam a vida das pessoas.

DeputadaMarianaCarvalho3 DeputadaMarianaCarvalho2Fonte:Assessoria