Sid pede a população de Abunã para que escolha o local de reassentamento

Cidadania Notícias

Na manhã de ontem, segunda, 15, o vereador Sid Orleans se deslocou ao distrito de Abunã para participar de uma audiência pública, promovida pelo Movimento doa Atingidos por Barragens – MAB, para mais uma vez discutir com as autoridades e a população acerca da reconstrução do Distrito atingido com a enchente do início deste ano.
Participaram da audiência representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, bem como a Secretaria de Planejamento, representada pelo secretário Jorge Elarrat e engenheiros que compõem a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal. “Fiquei feliz em ver mais de 200 pessoas reunidas defendendo os seus direitos de atingidos porque Abunã está na nossa história e não pode se apagar pela inoperância das autoridades do Executivo que caminham a passos de tartaruga”, explica o Parlamentar.
Durante a reunião ficaram acertadas algumas situações como a de um novo levantamento sócio econômico para a inserção de famílias que, mesmo tendo as suas casas inundadas, não foram consideradas no primeiro relatório da Defesa Civil. “Muita gente da margem direira da BR foi atingida, inclusive a própria escola que deixou de funcionar como abrigo na época da enchente porque também foi afetada mas eu não tenho nenhuma dúvida quanto ao interesse e comprometimento da Defasa Civil em ampliar o trabalho e atender às famílias”, destaca Orleans.
O vereador fez uso da fala no final da reunião e destacou a importância da população definir as áreas que poderão atender e respeitar a história e os costumes da localidade. “A minha luta desde o início, quando fizemos o relatório para dar suporte ao Baixo Madeira, é fazer o Executivo desapropriar ou adquirir áreas que sejam apontadas pela própria comunidade; sinto que esta é a primeira coisa a ser feita no caso de Abunã para que a Prefeitura e Estado possam tomar providências, o processo realmente andar, se tornando realidade e eu vou oficializar o pedido”, diz o Vereador.
Segundo Orleans, uma outra reunião foi feita há praticamente 5 meses atrás com a presença do Parlamentar e aproximadamente 50 pessoas que indicaram algumas áreas como a do Big Brother, Vila da Penha, Fazenda santa Carmem, outra nas imediações da balsa, em Aliança, dentre outras. “Agora precisamos de uma reunião ampliada para que algumas localidades sejam votadas, eleitas e o processo para adquirir tais áreas seja deflagrado, finaliza o Edil.

Fonte:Assessoria de Imprensa – Sid Orleans