Famílias de Cacoal ganham curso de melhoramento do leite

Educação e Cultura Notícias

Vinte famílias da área rural de Cacoal puderam aproveitar nesta semana, entre os dias 3 e 5, um curso voltado para a melhoria da qualidade do leite. O curso oferecido pela Emater, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto Federal de Rondônia – Campus de Vilhena e empresa Matsuda, teve como objetivo levar conhecimento teórico e prático em relação à alimentação bovina, mineralização, higiene de instalações e das matrizes leiteiras, além de outros assuntos. O curso foi realizado através de recursos do programa Pró-Leite.
De acordo com o gerente da Emater de Cacoal, Josué Barboza da Silva, “o objetivo do curso é incentivar os produtores e com isso melhorar os rebanhos, aumentar a produtividade e produzir um leite de melhor qualidade”.
O município de Cacoal conta com um rebanho de aproximadamente 439 mil cabeças de gado, deste total, mais de 103 mil são destinadas a produção de leite. Em Cacoal, foram produzidos em novembro, diariamente, 102.720 litros de leite. Ou seja, 3 milhões, 81 mil e 600 litros de leite em um mês.
Para o produtor Mauri de Souza, morador da Linha E, Setor Prosperidade, o curso foi bastante proveitoso e motivador. “Este curso é importante para a gente aprender um pouco mais e com isso melhorar a nossa produção. Além disso, passamos a conhecer coisas que nos incentivam na produção rural”. Em sua propriedade, Mauri possui 18 vacas leiteiras que produzem uma média de 100 a 120 litros de leite por dia.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Decom – Governo de Rondônia