Alunos de escola pública da capital expõem atividade de empreendedorismo no shopping

Educação e Cultura Notícias

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual José Otino de Freitas iniciaram nesta sexta-feira (14), no Porto Velho Shopping, a comercialização dos produtos desenvolvidos no programa Miniempresa, da Junior Achievement Rondônia em parcerias com escolas públicas e privadas. A atividade segue até o próximo domingo (16).
A empresa Eco Art foi criada pelos alunos, orientados por um grupo de profissionais da Faculdade Porto/FGV, com o objetivo de comercializar produtos de cunho sustentável, a partir do reaproveitamento de canos descartados, fabricando árvores de natal, porta-objetos e sapateira infantil.
De acordo com o diretor executivo da Junior Achievement Rondônia (Jaro), Enoque do Carmo, os alunos estão animados e motivados com o estande montado no shopping. “A ideia deles foi algo simples e prático, que une sustentabilidade e rentabilidade. Fizeram algo bonito, útil e rentável”, afirma.
Aline Almeida, de 17 anos, cursa a 2ª série do Ensino Médio na escola José Otino comenta que começou a ter noção sobre o funcionamento de uma empresa a partir das aulas de gestão que o programa proporcionou aos estudantes.
Sobre o estande de exposição, Aline completa: “espero que a população compareça, prestigie nosso trabalho e compre os produtos. A venda dele vai nos tornar competitivos no Prêmio Miniempresa Brasil, em dezembro”, destaca.

alunosdacapital1
Prêmio Miniempresa Brasil

No dia 12 de dezembro todas as equipes que compõem o projeto Miniempresa 2014 estarão em Brasília/DF para apresentar seus projetos no Prêmio Miniempresa Brasil. Os produtos serão avaliados pelos critérios de rentabilidade, originalidade e sustentabilidade. A Eco Art será a representante de Rondônia na competição.

Mentores

A Faculdade Porto/FGV é uma das empresas mantenedoras da Junior Achivement Rondônia e este ano também atua como mentora dos alunos da escola José Otino de Freitas.
Augusto Pellucio, diretor executivo; Ricardo Nakai, diretor de Relacionamento; Rodrigo Campos, diretor de Admissão; Giordani Lima, gerente de Tecnologia da Informação e Chirlany Carvalho, coordenadora do curso de Administração atuaram como mentores dos alunos no desenvolvimento do projeto.
Para Chirlany Carvalho a atuação é benéfica tanto para o aluno quanto para o profissional. “Pude compartilhar com os estudantes a minha experiência enquanto profissional da área de Administração, desde os princípios teóricos até a prática que estamos exercendo aqui no estande, com a venda de produtos. É maravilhoso constatar a troca de experiências que existe entre os participantes e a evolução dos alunos no processo”, comemora.

Junior Achievement Rondônia

A Jaro conta com a participação de voluntários para aplicação dos programas nas escolas e é mantida no Estado por meio da contribuição da iniciativa privada. Conheça as empresas mantenedoras: Faculdade Porto/FGV, Sebrae, Porto Velho Shopping, Gerdau, Zoghbi Negócios Imobiliários, Lidero, Iguaçu Contabilidade, Refrigerantes Dydyo, Faculdade Uniron e Brasil Distribuidora.

Grupo Pellucio
Assessoria de Comunicação
(69) 9252-6820 ou 3211-6032